"Newsletter Mensal" - Agosto / 2011 | ||||
Nesta Edição: | ||||
Amigos! Estamos há 3 meses do Seminário Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang que neste ano recebe a visita do casal de Mestres a nos brindar com conhecimento, aprofundamento técnico e principalmente a conexão que a cada ano se aprofunda entre brasileiros e os membros da família Yang de Tai Chi. Não deixem passar a oportunidade e se organizem para participar deste grande evento que mais uma vez promete ser de beneficio para todos nós! Profª Ângela Soci - Diretora da SBTCC | ||||
Estes são todos I (mente) e não externo. Se há para cima, há para baixo; se há para frente, então há para trás; se há esquerda, então há direita. Se I (mente) quer ir para cima, contem ao mesmo tempo a idéia de ir para baixo. Ao alternar a força de puxar e empurrar, a raiz é cortada e o objeto é rapidamente derrubado, sem dúvida. Tai Chi Chuan Lun - Wang Tsun-Yueh
The Essence of Tai Chi Chuan The Literary Tradition Lo/Inn/Amacker/FoeNorth Atlantic Books, Richmond, California. 1979 Este livro é um guia da literatura clássica chinesa na qual a arte do Tai Chi Chuan esta baseada. É a primeira tradução em inglês dos textos clássicos do Tai Chi Chuan. Leitura obrigatória praticantes de todos os estilos da arte. | Tai Chi Chuan - Os Clássicos do Tai Chi Chuan O Tai Chi Chuan começou na China há muitos anos atrás, mas a data exata é desconhecida. Nos tempos antigos professores ensinavam seus alunos particularmente e os ensinamentos eram mantidos em segredo. Com o passar dos anos a precisão histórica dos ensinamentos fico comprometida porque as pessoas esqueciam-se de algumas coisas e adicionavam outras. A origem exata do Tai Chi se perdeu. Embora as pessoas estudem e pesquisem a origem do Tai Chi, nem todos concordam. No momento existem duas teorias principais a respeito da origem do Tai Chi Chuan. Uma lenda conta a historia de um eremita, Chang San-Feng, da montanha Wu Dang que inventou o Tai Chi Chuan no final da dinastia Yuan e no inicio da dinastia Ming (1367-1403 D.C). Alguns, entretanto, duvidam da existência de Chang San-Feng. Outra teoria afirma que o Tai Chi foi criado primeiramente por Ch´en Wang-T´ing no final da dinastia Ming e no inicio da dinastia Ch´ing (1628-1736 D.C). Ele fundou a dinastia da Família Chen de Tai Chi Chuan. Além destas duas teorias populares, outra idéia é que o Tai Chi provêm do final da dinastia Liang e no inicio das dinastias Chen (550-560 D.C). Outra teoria é a que data da Dinastia T´ang (705-762 D.C). Estas teorias são menos importantes. Na china as artes marciais estão envoltas por uma cortina de nevoa. O Tai Chi também usou ensinamentos a “portas fechadas”, (1799-1872), ou seja, as pessoas sabiam o que era o Tai Chi, mas eles não sabiam o método. Em qualquer um dos casos, as transmissões eram feitas diretamente de Mestre para professor, de professor para alunos. Mas para aqueles que ficavam do lado de fora, o conteúdo era misterioso. Então, até a descoberta de novas evidencias a respeito da origem do Tai Chi Chuan, não podemos realmente dizer. A fonte mais confiável começa com Ch´e Ch´ang-hsien (1771-1853 D.C) de Ch´en Chia K´ou em Wen-hsien (Província de Honan) durante o reinado de Ch´ien-lung (1736-1872) da Dinastia Ch´ing. De acordo aos registros da família Chen, embora muitas gerações da família Chen praticaram a arte, foi Yang Lu-shan, discípulo de Ch´e Ch´ang-hsien e o fundador do Tai Chi da Família Yang, que primeiro espalhou a arte na China com aclamação. Depois de haver estudado com o Ch´en, ele foi para Pequim e se envolveu em varias lutas com mestres famosos, ganhando o apelido de, Yang O Invencível. Contemporâneo a Yang Lu-shan era Wu Yu-hsiang (1812-1880), que era um aluno de Ch´en Ching-ping do mesmo clã do Ch´en. Wu então iniciou a escola Wu, e é por isto que hoje existem três escolas principais de Tai Chi: Ch´en, Yang, e Wu. Todos os praticantes são descendentes destas linhagens. A Família Yang é a mais conhecida porque Yang Lu-shan foi além do seu próprio clã para aceitar alunos de fora. Os filhos de Yang Lu-shan, Banhou (1837-1892) e Jianhou (1839-1917), eram ambos grandes mestres. Os filho de Jianhou, Yang Cheng-fu (1883-1936), era um professor famoso que continuou a espalhar o Tai Chi em toda a China. Depois da morte de Yang Cheng-fu, seus alunos seguiram seu desejo e continuaram a disseminar o Tai Chi abertamente. Seu trabalho duro é conhecido não apenas na China, mas em todo o mundo. Embora a transmissão principal fosse oral alguns dos mestres do passado deixaram um registro de seus conhecimentos. Este registro da teoria e princípios são chamados de os Clássicos do Tai Chi Chuan. Todo aluno que queira desenvolver suas habilidades deve seguir estes preceitos. Uma pergunta freqüente dos alunos é: “Como sei que o que estou fazendo esta correto?” Para os alunos esta pergunta é importante porque ninguém quer aprender errado. Se você trabalha por muitos anos equivocadamente, isto não é uma boa experiência. Lembro há muitos anos quando a mesma pergunta ao meu professor Cheng Man-ch´ing. Ele disse: “Quando você pratica a forma, uma vez que você se move, você deve seguir os Clássicos do Tai Chi. Se os movimentos seguirem os Clássicos então está correto.” Depois de muitos anos de pratica percebo que a experiência de praticantes antigos é um tesouro. Então quando um aluno me faz esta pergunta, lhe dou a mesma resposta que meu professor me deu. - Benjamin Pang Jeng Lo Texto extraído do livro “The Essence of Tai Chi Chuan, the Literary Tradition” North Atlantic Books. Richmond, California. 1979 Tradução para o Português: Paula Faro. | |||
Curiosidades da China - SÌ ZHONG JÍ XIÁNG SHÉN LÍNG (四种吉祥神灵) AS QUATRO DEIDADES AUSPICIOSAS Na China, o dragão (龍; lóng), a fênix (凤凰; fèng huáng), o qílín (麒麟) e a tartaruga (龟; guī) são considerados Deidades Auspiciosas e são profundamente reverenciados e respeitados. Das quatro criaturas, apenas a tartaruga é real, sendo os outros animais figuras mitológicas. O DRAGÃO é o maior dos animais divinos e também é o mais reverenciado pelo povo chinês. Ele é formado por diversos animais: cabeça de boi, chifres de cervo, olhos de camarão, garra de águia, corpo de serpente e rabo de leão. Seu corpo é coberto de escamas e ele pode andar na terra, nadar na água e voar nos céus e tem poderes mágicos inesgotáveis. Por milhares de anos, os monarcas tinham o dragão como símbolo de poder e dignidade. Nos tetos dos palácios, nas roupas e móveis da família real havia sempre um dragão esculpido ou desenhado. Diferentemente da cultura ocidental, o dragão no oriente é associado a bondade e representa nobreza, divindade e poder. A FÊNIX é um pássaro com uma linda plumagem multicolorida e foi consagrada pelos chineses como sendo o “pássaro reinante entres as aves”. Dentre os animais divinos, a fênix é o segundo mais reverenciado pelo povo, ficando atrás apenas do dragão. Quando o dragão se tornou o símbolo do Imperador, ela passou a representar a imperatriz. Na época a sua figura esplendorosa só podia ser usada pela família real, sendo proibido o uso pelo povo. Sua imagem representa paz, bom governo, o poder real e a dignidade dos monarcas. Atualmente a fênix e o dragão aparecem em par nas cerimônias de casamento tradicional, em: velas, nome de bolos e na ornamentação das roupas dos noivos, simbolizando a perfeita harmonia entre yin e yang que deve fundamentar a relação do casal. A fênix, neste caso, representa yīn (阴), a mulher, a terra etc. e o dragão representa yáng (阳), o homem, o céu etc. Por gerações pessoas deram o nome da fênix para comidas, músicas e filhas, com a esperança que essas tivessem as características esplêndidas desta ave auspiciosa. O QILIN é uma criatura exótica que deve ser pouco conhecida no Brasil. Sua aparência é composta por vários animais: chifre de cervo, escamas de peixe, cabeça de dragão, pés de boi e rabo de boi. Ele é uma criatura sagaz, inteligente e benevolente e simboliza a paz e a prosperidade. As lendas dizem que sua dieta não inclui carne e que quando anda, nunca machuca nenhuma criatura viva, chegando a pisar na grama sem amassar. Apesar de benevolente o qílín tem a reputação de ser feroz quando encontra demônios ou pessoas más. Existe uma crença que o qílín pode trazer um filho para um casal sem descendentes, por isso é comum ver cortes de papel ou pinturas da criatura mítica carregando um bebê. Estátuas do qílín de pedra e bronze podem ser encontradas em diversas construções chinesas, como a Cidade Proibida (紫禁城; zǐjinchéng) e o Palácio de Verão (颐和园; yíhé yuán). A TARTARUGA é um animal que goza de uma longa vida, chegando a ter centenas de anos e por isso é considerada símbolo de longevidade e saúde. Ainda é atribuída a tartaruga a capacidade de prever o futuro e por esta razão o povo chinês a chama também de “tartaruga divina” (神龟 – shén guī). Em tempos imemoriáveis, antes de uma atividade importante ser realizada, os sacerdotes colocavam os cascos das tartarugas no fogo, com diversas inscrições, e faziam adivinhações com base na interpretação das rachaduras que apareciam após a queima. Nos palácios imperiais é comum encontrar muitas esculturas deste animal, simbolizando a longevidade, brilhantismo e conhecimento do império chinês. |
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Atividades do Segundo Semestre na sede da SBTCC em São Paulo com o Prof. Roque Severino | |
Introdução à Filosofia Budista Ensinamentos fundamentais oferecidos por Buda que ajudam a transformar os estados aflitivos de nossa mente. O estudo da filosofia Budista nos oferece subsídios para lidar com nossas questões existenciais, abre caminhos para decisões sobre que linha espiritual seguir, e nos amplia o entendimento de nossa própria mente, o que nos leva a compreender melhor nossos estados emocionais e buscar uma vida mais equilibrada. Inicio dia 27 de agosto de 2011 - um sábado por mês - das 14h00 as 18h00 Contribuição mensal sugerida: R$ 130,00 Local: Sede da SBTCC em São Paulo - Rua José Maria Lisboa, 612 - sala 07. Inscrições por email: secretaria01@sbtcc.org.br | Introdução ao I Ching - o livro das mutações O I Ching possui mais de 6000 anos de existência, sendo a base da cultura chinesa, seu pensamento e filosofia. Conhecer seus símbolos e aprender a interpretá-los nos ajuda a conduzir nossas vidas de forma harmoniosa e equilibrada. Um final de semana por mês sábado das 14h00 as 17h00 e domingo das 09h00 as 12h00 Taxa de participação mensal: R$ 180,00 Inicio: 3 E 4 DE SETEMBRO - sábado das 14h00 as 17h00 e domingo das 09h00 às 12h00 Local: Sede da SBTCC em São Paulo - Rua José Maria Lisboa, 612 - sala 07. Inscrições por email: secretaria01@sbtcc.org.br |
Atividades do Segundo Semestre em Sistema de Imersão no Jardim do Dharma Escolha sua atividade de 12 A 15 DE OUTUBRO DE 2011 APROVEITE O FERIADO PARA SE CULTIVAR | |
Capacitação em Chi Kung - Ba Duan Jin - Os Oito Exercícios Preciosos do Marechal Yueh Fei! Sistema de Imersão em 04 dias no Jardim do Dharma entre 12 e 15 de Outubro de 2011 Numa imersão de 04 dias serão apresentadas as técnicas conhecidas como as "Oito peças do Brocado" desenvolvidas pelo lendário General Yueh Fei da Dinastia Song. Esta série de Chi Kung é especial para fortalecer o corpo, desobstruir meridianos e revitalizar energeticamente seus praticante. A formação em 4 dias habilita ao aluno nos 8 exercícios que são indicados como sistema preventivo e complementar de saúde a serem aplicados em diversos contextos, desde academias, hospitais, consultórios médicos e fisioterápicos, centros de cultura alternativa, escolas, etc. Investimento: Matrícula R$ 50,00 (cinqüenta reais) + 3(três) parcelas de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) À vista 5% de desconto. Afiliados da Associação Internacional 05% no parcelado. Inscrições até 1º de Outubro - Inclui - Transporte ao Jardim do Dharma - alojamento - alimentação - instrução. Solicite sua ficha de inscrição:secretaria01@sbtcc.org.br | Capacitação em Shiatsu - Formação em Sistema de Imersão- 50 horas Sistema de Imersão em 04 dias no Jardim do Dharma entre 12 a 15 de Outubro de 2011 Capacitação nas Técnicas do Shiatsu Clássico Namikoshi. Teoria e prática intensiva oferecem ao aluno a possibilidade de se introduzir nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa e desenvolver-se nas técnicas fundamentais que beneficiam a saúde humana e previnem um sem número de enfermidades. A formação em 04 dias habilita ao aluno a colocar em pratica dentro de clinicas e consultórios as técnicas aprendidas. Investimento: Matricula 80,00 (oitenta reais) + 5 (cinco) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) À vista 5% de desconto. Afiliados da Associação Internacional 05% no parcelado.Inscrições até 1º de Outubro - Inclui - Transporte ao Jardim do Dharma - alojamento - alimentação - instrução. Solicite sua ficha de inscrição:secretaria01@sbtcc.org.br |
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